ser ou não ser feminista?

Não és feminista se:

- achas que as mulheres se devem vestir de determinada maneira e pensas, por um segundo que seja, que se elas foram assediadas é porque estavam a pedi-las, assim vestidas.

- achas que as mulheres devem ficar em casa a cuidar dos filhos porque foram biologicamente programadas para isso e são mais sensíveis que os homens.

- achas que existe equidade e igualdade de oportunidades nesta sociedade (e neste mundo) entre homens e mulheres.

- achas que uma mulher no meio de um grupo de homens desconhecido se vai sentir tão à vontade como um homem no meio de um grupo de mulheres desconhecidas.

- achas que tens direito a opinar sobre as escolhas que os outros fazem para a sua vida.

- achas que as mulheres não mudam de lado na rua quando um grupo de homens vem na direção oposta.

- achas que as mulheres caminham à noite seguras e sozinhas.

- achas que as mulheres são promovidas de igual forma que os homens.

- achas que há tantas mulheres em cargos de gestão como os homens.

- achas que a violência emocional e psicológica não são violência, são partes da personalidade.

- achas que cor de rosa é cor de menina e azul é cor de menino.

- achas que as crianças têm de brincar de acordo com o seu género.

- achas que as mulheres são superiores aos homens.

- achas que os homens são superiores às mulheres.

- achas que é de bom tom perguntar a uma mulher quando vai ter filhos, mas essa pergunta não te passa pela cabeça de a colocares ao homem.

- achas que é tudo TPM.

- achas que dizer não sejas gaja não é um insulto. 

a minha opinião vale o que vale, não sou senhora da razão, apenas do meu nariz. 

Comentários

  1. É tão isto. Estás longe de precisar da minha validação no que aqui colocas em cima da mesa, mas é tão isto! É, gosto da ideologia que por aqui se vai manifestando. Acho que me vou acomodar no sofá, porque vim para ficar :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora, acomoda-te e bebamos um café :)
      quem vem por bem, pode sempre ficar. Por um mundo mais empático, com mais equidade e igualdade.

      Eliminar
    2. Muito obrigado ;) Tendemos a querer ficar nos lugares onde nos sentimos confortáveis. Que venha de lá um café e qualquer coisa com que se brinde à igualdade, ou não lidasse eu com esta questão profissionalmente todos os dias ;)

      Eliminar
    3. a sério? Adoro. Temos muito para conversar então. Se calhar, ligo a máquina de café e deixo-a ligada :)

      Eliminar
    4. Sim, faz parte do meu quotidiano profissional. ;) É curioso que já eram questões que me eram caras por convicções ideológicas. Daí que pense que lidar com questões de igualdade em contexto profissional tenha sido um percurso natural para mim. Também acho que temos muito para conversar, sim. Deixa ficar a máquina ligada que eu trago as cápsulas ;)

      Eliminar
    5. eu adoro conversar sobre igualdade (ou a falta dela) com quem pensa igual e com quem pensa de maneira diferente (desde que estejam abertos a diálogo), mas trabalhar com estas questões deve ser muito bom. Não sei o contexto, mas imagino um trabalho bom. Ou stressante, se eu tivesse de lidar com comentários como ouço, em contexto profissional, não sei se não fazia inspirações e expirações zen a maior parte do tempo ;)

      fica, tem café e bolo!

      Eliminar
    6. Já eu tenho um bocadinho mais de dificuldade em lidar com as opiniões contrárias quando se trata de igualdade, sabes? É que discutir igualdade é colocar de um lado uma pessoa que pugna pelo que está certo e do outro lado alguém que canaliza as suas energias para discriminar. E como eu sou intolerante com a discriminação... Percebes o resto.
      Não é stressante e, quando bem feito, pode até ser muito gratificante. Isto porque passa pela promoção da igualdade em eventos, iniciativas e ações de sensibilização. Not bad, não te parece? :)
      Obrigado. O convite com esse conteúdo é irrecusável ;)
      (Estamos a falar por aqui, mas tenho estado atento a tudo o resto que por aqui vais escrevendo. É bom ler o que escreves e como escreves)

      Eliminar
    7. sim, eu percebo. mas debater a igualdade com alguém que pensa o contrário também é uma oportunidade de conseguir abrir a mente de alguém e a tolerância. debater igualdade com alguém com ideias contrárias e acabarem por me dizer "tu és feminista mas achas que as mulheres são superiores aos homens", eu levantei-me da mesa e não conversei mais. isto não sei lidar, não tenho mínimo de paciência.
      not bad indeed, parece-me um trabalho muito bom :)
      (estás à vontade, lê o que te apetecer que és livre ;) )

      Eliminar
    8. Sabes, a experiência tem-me dito que é infrutífero debater com quem tem o preconceito enraizado. São questões estruturais, nada de conjuntural. Mas louvo-te por teres essa predisposição, de verdade.
      És feminista porque defendes a superioridade das mulheres em relação aos homens? Então e eu sou feminista porquê? Porque defendo o mesmo? Se não fosse trágico era cómico :P
      E não é mesmo nada mau, acredita. Trata-se de construir uma sociedade mais igualitária, mais tolerante, mais justa. Isso vale muito.
      (Obrigado. E há muito conteúdo interessante por aqui ;)

      Eliminar
    9. a minha predisposição tem limites, depende da pessoa e do argumento que usarem, que eu também não sou a pessoa mais paciente do mundo. tentei, uma vez, conversar sobre o RSI a uma pessoa que vota chega. desisti. eu não o entendo e ele, claramente, não me entende. tudo bem, txim txim e siga, não conversei mais porque não me identifico. mas há outras pessoas que consigo falar. depende do argumento que usarem.
      sim, eu não percebi bem esse argumento :P mesmo comigo a dizer que não, que eu defendo a igualdade, continuaram com o mesmo argumento e eu disse que sim, tudo certo, boa noite e bom descanso :P
      vale sim. é o tipo de sociedade em que quero viver (e quero que as minhas sobrinhas cresçam).
      (obrigada :D)

      Eliminar
    10. A tua predisposição parece-me até bastante razoável :P Daí o meu louvor. É que eu não tenho tanta, sou sincero.
      Oh, discussões sobre o RSI com malta do Chega... Só demora 5 segundos. Eles dizem que os beneficiários têm todos um Mercedes à porta e tu dás a conversa como encerrada :P
      Se todos fizermos a nossa parte, com o nosso próprio exemplo, estarmeos todos mais perto de termos essa sociedade no futuro. Para as tuas sobrinhas e para as minhas ;)
      (Parece-te boa ideia continuarmos esta conversa via e-mail ou algo do género? Já dei por aí uma volta pelo teu perfil - tomei a liberdade - e percebi que não criaste nenhum e-mail para o blog. Daí que entenda se quiseres manter uma certa privacidade e continuar por aqui)

      Eliminar
    11. ahah é, tem dias :)
      exato, eu também quero um mercedes à porta. onde me inscrevo?
      é isso mesmo, trabalharmos para um mundo mais empático e tolerante, menos chega-para-cá-que-isso-é-meu.
      (eu tenho email do blog, julguei que estava no perfil :) )

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

questões, só questões

.

o início